Já reparou que muitos de nós somos muito resistentes a mudanças? É absolutamente normal não querer mudar algo quando tudo está bem. A questão é que nenhum de nós tem uma vida sem problemas, sem fases ruins. Algumas dessas fases só passam após tomarmos alguma atitude. Você é uma pessoa de atitudes? Quando você percebe que algo não está bem, você tenta mudar? É claro que não estou falando de mudar um móvel de lugar ou de mudar o penteado. Estou falando daquelas mudanças que dão um novo rumo às nossas vidas.
Nós, seres humanos, normalmente somos receosos com novas situações. Às vezes até medrosos. Existe um certo medo de mudar e um certo medo do que é novo. É cômodo deixar as coisas como estão, mesmo que não estejam tão boas assim. Afinal, deixar tudo como está não requer esforço, não traz riscos, é conveniente.
Constantemente, aparece algo ou alguém que nos faz perceber que precisamos mudar. O problema são os obstáculos que vem junto. São tantos deles, que concluímos que não vale a pena mudar, mesmo sabendo que aquilo traria benefícios. Alguns desses obstáculos somos nós mesmos que criamos. Eles não existem de fato. Entenda por grande mudança, por exemplo, buscar um emprego melhor, um relacionamento estável, um lugar melhor para viver, uma vida mais saudável.
Temos que reconhecer que algumas mudanças são complicadas. Imagine estar acostumado com uma situação por anos e ter que mudar de uma hora para outra. Mas uma decisão olhando para o futuro, e não apenas para o presente, pode trazer uma alegria e um bem-estar que há muito tempo não tínhamos ou que nunca tivemos. Se você tem muitos sonhos, muitos objetivos, mas não quer se esforçar para alcançá-los, dificilmente terá sucesso. Não fazer nada e esperar que tudo caia do céu não é uma atitude vencedora. Você mesmo tem noção disso. Portanto, por que não correr atrás? Por que não mudar aquilo que não te faz bem, aquilo que te traz desgosto, aquilo que te decepciona ou que te deixa triste? É difícil mudar quando se depende de outras pessoas que não tem o mesmo pensamento. Mas se depende só de você, por que não tentar?
Pequenas mudanças nos preparam para mudanças maiores e assim é a vida. A cada mudança seguida de uma vitória, você ganha coragem e motivação para mudar de novo, quando for necessário. É fundamental assimilar as experiências da vida, sejam positivas ou negativas. Sim, as negativas também. Nem sempre alcançamos o resultado desejado. Mas devemos ter a consciência de que para termos somente vitórias, teremos que passar por muitas derrotas. Acertar ou errar faz parte do jogo da vida, mas não espere chegar no limite do sofrimento para mudar.
Não são poucas as pessoas que reclamam da vida que tem. Mas será que tentam ou tentaram fazer algo para contornar isso? Não podemos apenas esperar que o tempo nos traga soluções. E se ele não trouxer? Enquanto você espera, você perde um tempo precioso da sua vida. O tempo passa e cada vez mais perdemos a vitalidade que nos permite arriscar. Vem o arrependimento por não ter tentado, por não ter buscado, por não ter lutado. Se torna tarde demais para reverter tudo.
Para se ter uma vida melhor é fundamental ter um pensamento de crescimento, um pensamento de mudança. Um pensamento de querer mais. Muitas pessoas só tem sucesso hoje, porque não ficaram acomodadas com o que tinham. Correram atrás, não se conformaram com pouco, nem com o necessário. Até sofreram, mas hoje são felizes. Sejamos felizes também.
Mais um ótimo texto, Francisco.
Tem uma frase do Mark Twain que eu tento sempre me lembrar quando preciso de ânimo para fazer ou mudar algo: “Daqui a vinte anos você estará mais desapontado pelas coisas que não fez do que pelas coisas que fez. Então solte as amarras, levante as velas e veleje para fora do porto seguro. Explore, sonhe, descubra”
Abraço.
Adorei o seu blog e estamos te seguindo.
Espero que você dê uma passadinha no nosso e siga-nos!
Aposto que você vai amar 🙂
Um beijo.
Fazia tempo que não lia seus textos, Chiquinho!
Gostei muito deste. A verdade é esta mesmo, nós somos mais acomodados para mudar algo que aparentemente está ‘bem’.
Beijos!
Encontrei por acaso este blog… e está mt interessante! Parabéns.
Essas palavras estiveram na minha boca ainda ontem. Ultimamente tenho repetido esse pensamento vezes sem conta, infelizmente.
É impressionante como os seres humanos podem ter pensamentos tão proximos e identicos.
Quando se quer atingir algo seja de importante ou não, luta-se, conquista-se. Não se cruza os braços face aos obstaculos da vida, vendo o tempo passar e dando espaço a lamentações. Lamentar é sentir-se derrotado. É preciso agir, buscar força interior e arriscar. Há que fazer escolhas e sair da concha que nos mantem seguros com marés de alguma infelicidade. Nós construimos o nosso proprio caminho. Esse caminho é feito de experiencias que vivenciamos, atitudes, acções, emoções. Nós somos o caminho. Nós somos aquilo que construimos e até onde nos permitimos ir…
Cumprimentos,
JA
Cara, comecei a ler seus posts hoje, já li 2 aliás.
Estou curtindo muito pois, estou me espelhando também.
E mesmo assim já vi que tem potencial para escrever, mesmo sendo apenas o que pensa.
Vou continuar a olhar com certeza!
Parabéns!